Cada atleta convive diariamente com treinos específicos, e na sua maioria, muito exigentes à nível corporal. O estado físico do atleta importa muito, pois, é através do “corpo” que ele atinge os resultados desejados. Será mesmo que é mesmo através da grande quantidade de treinos físicos feitos diariamente? É esta exigência que faz com que cada atleta tenha condições essenciais para se desenvolver e atingir o sucesso esportivo?
O treinamento esportivo depende de toda a integralidade do ser. Independente do esporte, cada atleta têm a necessidade do treino mental e emocional em conjunto com o físico. Não pode ser feito de forma separada. Corpo-mente e emoção existem no mesmo ser. O atleta vai para as competições com toda a sua integralidade, ou seja, é esta que precisa ser muito bem desenvolvida e treinada. Um sistema afeta o outro, isto diz que, mesmo que o corpo esteja em ótimas condições para a vitória do atleta, é possível que o mesmo tenha resultados indesejados, pois a mente ou as emoções podem influenciar, de forma negativa, no momento das competições. Para isso, treinamento completo é a base que estrutura o atleta para o seu melhor.
O treino mental e emocional deve ser compatível ao treino físico. Ambos se correlacionam e atuam juntos na direção rumo ao sucesso esportivo. Não existe sucesso sem treinamento completo e integrado, pois, cada um destes sistemas é vital na conquista dos objetivos. A mente influencia muito o atleta na hora da competição. Ela precisa estar preparada para enfrentar situações adversas ou mesmo algum desafio que possa surgir além do que estava previsto. Ela precisa saber organizar e equilibrar os seus pensamentos para ter as condições necessárias de realizar uma excelente competição.
O treino emocional do atleta afeta o desempenho do mesmo. É através das emoções que cada atleta consegue vivenciar melhor cada momento da competição, e com isso, manifestar toda a sua maestria. A jornada é de treinos emocionais para superar dificuldades em quaisquer momentos. As emoções estão presentes, antes, durante e depois das competições, por isso, o equilíbrio emocional é decisivo para que o atleta desenvolva-se com total segurança em sua carreira esportiva.
O corpo físico, geralmente está bem treinado para resolver situações durante as competições. Porém, existe um fator importante que precisa ser observado que envolve a condição geral corporal. O corpo físico precisa estar bem treinado, bem como em estado de relaxamento. Somente um corpo em equilíbrio consegue desempenhar melhor todas as funções e atingir a excelência. Então, o relaxamento é tão importante quanto o treino efetivo das atividades desportivas. Na hora da competição, o atleta precisa contar com a vitalidade corporal para exercer todas as suas atividades. Esta vitalidade depende das condições de relaxamento e treinamento de cada grupo muscular e de todos os sistemas. É na hora da competição que o atleta mostra se realmente está preparado para as mais diversas situações que lhe tragam desafios. Cada treino deve contemplar também as atividades de relaxamento corporal. Estas são fundamentais para gerar mais vitalidade física.
Amor de Luz!
Karina Schuler
