A Fisioterapia nas Empresas.

Nos mais variados campos empresariais, percebe-se a necessidade constante de melhorar a postura de cada profissional. Os problemas posturais estão tendo bastante incidência em pessoas que atuam em diversos setores. Algumas profissões com maior acometimento e outras com menor, porém, a grande maioria, está trazendo alterações posturais com o decorrer do tempo. E, esse tempo não é algo que digo a longo prazo, pois, a experiência retrata profissionais com menos tempo de trabalho e já com alterações posturais e dores em algumas partes do corpo, sendo que na coluna é algo bem nítido e característico.

Mesmo possuindo vários recursos para melhorar e aprimorar a ergonomia do profissional no trabalho, temos ainda diversos problemas que eu identifico como “postura constante”. Na maior parte do tempo da jornada de trabalho, os profissionais se encontram em uma mesma posição. Este posicionamento postural mantido pela jornada diária e somado ao decorrer do tempo, acaba causando problemas como lesões, dores, espasmos, desconforto, enrijecimento, contraturas musculares, tensões, dentre outras, podendo chegar à uma alteração significativa nas articulações, músculos e ossos.

O trabalho preventivo nas empresas é totalmente indicado, visto que temos na maioria das profissões a rotina postural constante, a qual altera pouco os movimentos do corpo em um período de tempo. Este é um problema que aumentou com o uso contínuo da tecnologia. Hoje em dia, grande parte das pessoas está exercendo profissões que demandam muito tempo na mesma posição “em pé”, ou “sentada”. Tanto uma quanto a outra pode gerar tensões, contraturas musculares, dores e outros sintomas corporais. Há aqueles trabalhos que podem causar lesões pela presença de uso de máquinas e equipamentos. Estes, também são causadores de alterações posturais pela repetição dos movimentos.

As regiões do corpo mais afetadas são os dedos das mãos e dos pés, a região dos ombros, antebraços, braços e mãos, as pernas, joelhos, tornozelo e pés, além da coluna como um todo.

O investimento na qualidade de vida dos profissionais durante o trabalho deve ter a atenção das empresas, pois, o trabalhador que está se sentindo bem, consegue desempenhar melhor todas as suas funções. O trabalhador que está com dor, lesão ou qualquer dificuldade no movimento, apresenta dificuldades para realizar as atividades da rotina empresarial diária. Investir em qualidade de vida dos profissionais se tornou algo vital para que a empresa siga com todo o pessoal trabalhando e atuando, em perfeitas condições físicas, produzindo o seu melhor e aumentando a produção da empresa.

Os profissionais só podem gerar a excelência quando estão em completo bem-estar. A Fisioterapia pode atuar de forma preventiva, realizando correções, adaptações e orientando sobre a necessidade individual de cada profissional, bem como coletiva. A Fisioterapia nas empresas gera a saúde que cada profissional precisa para cumprir suas metas com excelência. E, as empresas dependem desta excelência para progredir cada vez mais.

Crie Empresas Saudáveis.

Amor & Luz!

Karina Schuler