As informações do sistema sensorial são muito importantes para desempenhar qualquer tarefa motora. O sistema sensorial é capaz de gerar estas informações, facilitando as respostas do sistema motor. E a grande pergunta é como atingir a alta performance em uma determinada tarefa? Realmente, desde as habilidades básicas quanto as mais complexas, necessitam da participação especial do sistema sensorial, fazendo com que, através da visão, audição, tato e propriocepção, possam organizar e realizar os movimentos específicos.
A performance motora depende da conexão do sistema motor com as informações provindas do sistema sensorial. O sistema sensorial é o que gera as informações. Á partir delas, conseguimos programar ações, realizar movimentos e controlar a performance. Para que seja possível atingir a alta performance, é necessário uma ótima identificação das informações mais importantes e a seleção das ações mais adequadas para cada tarefa.
A visão é uma parte do sistema sensorial muito importante no controle dos movimentos, pois, ela fornece informações sobre o ambiente e nos auxilia na realização de cada atividade física. Temos a visão central e a visão periférica, ambas fornecem informações sobre o que encontra no centro da visão, ou seja, na nossa frente; e a outra, traz o que está na periferia, pela visão periférica respectivamente. Na performance, ambas influenciam, pois, nos movimentos, precisamos ter uma visão bem da nossa frente, bem como do que está acontecendo nas “laterais” ou periferia. O campo visual auxilia no processo de identificar os movimentos, promover ações com maior precisão e ampliar a performance. O sistema visual encontra-se na cabeça.
O sistema somatossensorial está distribuído em todo o corpo. Este sistema auxilia muito, pois ele emite informações de tato, dor, posições das diversas partes do corpo e pressão. Estas informações são vitais na hora de realizar as diversas atividades físicas. Para gerar movimentos de alta performance, é necessário identificar estas informações para gerar respostas mais adequadas aprimorando o movimento em si. A propriocepção ou cinestesia traz a percepção sobre a posição ou os movimentos das partes do corpo. Este sistema confere informações importantes na ótima realização de cada movimento.
A alta performance está completamente interligada à alguns sistemas sensoriais. Quando um sistema sensorial falha, o outro pode auxiliar compensando-o. Quando um sistema sensorial não traz a informação mais adequada, também pode ser usado outro sistema para receber a informação. Todos os sistemas sensoriais agem praticamente de forma simultânea. Contamos com vários sistemas que contribuem para auxiliar na alta performance. Eles agem na percepção, e assim, temos como saber o nosso real desenvolvimento em uma habilidade física e o quanto precisamos melhorar, se for este o caso. É todo um sistema integrado visando a alta performance.
A atenção à estes sistemas é fundamental para gerar novos aprendizados e ampliar as habilidades motoras com o objetivo de conquistar os objetivos. O esporte nasce de todos os movimentos. Aprimorar cada movimento é a base para estruturar a performance dos sonhos.
Amor & Luz!
Karina Schuler