Cada personagem é uma figura representativa de um contexto na história. A vida de cada personagem é repleta de emoções. Independente do “papel do ator”, todos possuem personagens com cargas emocionais à compor. É sobre esta composição que eu me refiro. O ator ou a atriz que representam personagens precisam buscar compor a emoção em cada detalhe. São várias cenas, e todas elas são diferentes entre si, pois, mesmo sendo o mesmo personagem, a função emocional pode mudar à cada minuto. São cenas repletas de histórias que contém muita informação e um vasto campo emocional.
Seja no teatro ou no cinema, a carga emocional de cada personagem é vital para a composição de todas as histórias. São as emoções que caracterizam melhor a vivência de cada cena. Sem emoções, não há como interpretar ou revelar “histórias vivas”. A vida precisa estar contida em cada história. São vidas representando histórias. É com isso que devemos destacar os nossos personagens. É a vida de cada personagem que importa e que influencia definitivamente as cenas que cada ator ou atriz irão realizar.
Compor personagem é para emocionar, fazer sentir, vibrar energia e criar história. No próprio texto de cada ator ou atriz, é necessário trazer muito além de pensamentos e frases decoradas, é internalizar e buscar a emoção em cada cena.
A arte não existe sem vida. A arte depende da vida, e principalmente da emoção que cada vida pode causar. Para criar o seu personagem, é importante entender “quem é esse personagem” e “o que queremos transmitir” na composição do mesmo. Então, se torna uma soma entre como seria um personagem assim e como queremos executar o mesmo.
Primeiro, observe separadamente você e o seu personagem. Analise o mesmo e perceba quem ele é detalhadamente. Depois, pense em você e em todas as suas características, as que você já possui e aquelas que precisa desenvolver. Comece a ação na composição do personagem.
Então, chegou a hora de somar ele e você e tornar-se um só no palco da arte. É hora de emocionar.
Amor & Luz!
Karina Schuler