O Comando de uma Grande Empresa

Todas as grandes empresas enfrentam diversas situações diariamente com o objetivo de resolver problemas e de manter-se no mercado com os seus produtos. Cada empresa é responsável por um propósito geral, o qual deve estar em sintonia com todos os profissionais que atuam na organização. Este propósito diz respeito à identidade da empresa e ao que ela se propõe. Cada empresa nasce por um propósito e este começa pelo proprietário e segue na sintonia entre todos os trabalhadores. É muito importante que esta sintonia siga em frente, pois, este é o presente e o futuro da empresa. Só conseguimos manter o alinhamento com os objetivos quando estamos conectados com o propósito original.

Muito pensam que eu vou dizer que o comando das empresas está nas “mãos” dos proprietários e de seus líderes de equipes. Porém, de nada adianta ter métodos de liderança, comunicação, produção e marketing, sem ter o propósito original da empresa na mente de cada profissional. O propósito é tudo nas empresas. Ele que destina a empresa ao que ela nasceu para ser. O propósito é a famosa “alma do negócio”. Se você tem uma empresa de alimentos, então, o seu propósito está ligado à qualidade da alimentação, nutrição e produção de produtos do bem.

Cada empresa tem um lindo propósito que deve ser mantido e “regado” como se fosse uma planta. A vida da empresa está nos propósitos. Não existe empresa sem propósito. O que pode acontecer é que algumas empresas não estão nutrindo o seu grande propósito. Também, pode haver o esquecimento do propósito original. Com tantos afazeres e desafios para resolver, algumas empresas podem esquecer de manter ativado o grande propósito e de repassar o mesmo para todos os profissionais.

O verdadeiro comando da empresa já existe no propósito original o qual ela foi fundada. Cada empresa é a realidade dos seus sonhos, por isso, é tão importante que estes sejam mantidos e repassados para todos os profissionais. O propósito da empresa deve ser um exercício diário de conexão para que todos percebam o grande objetivo o qual estão inseridos.

As empresas são direcionadas pelos proprietários, e estes devem ter bem claro o propósito. Também, os líderes precisam estar conectados com os objetivos centrais da empresa. Eles precisam realizar a prática de conectar cada funcionário com o propósito da empresa. Quando os propósitos não estão em sintonia, por exemplo de um profissional com a empresa, então, este não é o trabalho mais adequado para aquela pessoa.

A conexão com o propósito da empresa precisam estar bem viva em cada trabalhador, líder ou proprietário.

Amor & Luz!

Karina Schuler